O superintendente de Agricultura em Mato Grosso (SFA-MT), Leny Rosa Filho, representou o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na reunião da Câmara Setorial Temática (CST), realizada no dia 2 de junho, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A pauta do encontro foi a valorização da agricultura familiar a partir da consciência social e dos valores humanos. A CST, proposta pelo deputado estadual Júlio Campos, é presidida pelo senador suplente José Esteves de Lacerda.
Na ocasião, o superintendente ressaltou as iniciativas desenvolvidas pelo Mapa em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Mato Grosso (Fetagri) para impulsionar ações estruturantes no setor. Ele comentou sobre o Programa Solo Vivo, lançado no dia 24 de maio, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
“É um projeto piloto que vai contemplar os pequenos agricultores e os assentamentos com a recuperação de áreas que hoje estão degradadas”, disse, reforçando o compromisso do Mapa com o desenvolvimento rural.
Ao final da reunião, Rosa Filho solicitou ao presidente da CST, José Lacerda, espaço para que o Mapa possa fazer uma apresentação sobre as políticas da gestão atual em prol da agricultura familiar. O espaço foi concedido para a próxima reunião da Câmara Setorial Temática, agendada para o dia 23 de junho de 2025.
Também participaram da CST o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Pública de Mato Grosso (Sinterp-MT), Gilmar Brunetto; a professora e vereadora Raquel Roll; e a gerente de apoio à agricultura familiar da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Natacha de Carvalho.
Mín. 19° Máx. 34°