Um outdoor exibido durante as eleições presidenciais de 2022 voltou a ganhar destaque nas redes sociais nesta semana. A peça publicitária, que havia sido instalada nos municípios de Comodoro (MT), a 677 km de Cuiabá, e em Porto Alegre (RS), relacionava o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a pautas polêmicas, enquanto associava Jair Bolsonaro (PL) a valores conservadores e econômicos.
A estrutura visual do material dividia-se em duas colunas. No lado esquerdo, acompanhado da imagem de Lula e do símbolo da foice e do martelo — historicamente associado ao comunismo — estavam termos como “aborto”, “bandido solto”, “povo desarmado”, “ideologia de gênero”, “censura”, “obras em Cuba”, “MST forte” e “mais impostos”.
Já no lado direito, ao lado da imagem de Bolsonaro e da bandeira do Brasil, apareciam palavras e expressões como “vida”, “bandido preso”, “povo armado”, “valores cristãos”, “liberdade”, “obras no Brasil”, “agro forte” e “menos impostos”.
À época da campanha, a Justiça Eleitoral determinou a retirada dos outdoors, considerando o conteúdo como propaganda eleitoral negativa e irregular, além de não autorizada pelos candidatos.
O assunto voltou a repercutir nas redes sociais em meio às recentes polêmicas envolvendo o governo Lula 3. Em uma das publicações no X (antigo Twitter), o autor afirma que as peças “gabaritaram com força”, acompanhada de uma imagem do outdoor original. A postagem já acumula aproximadamente 4 mil curtidas e mais de 50 mil visualizações.
A nova circulação do conteúdo reacendeu debates sobre liberdade de expressão, fake news e a tensão política que ainda marca o cenário nacional, mesmo quase dois anos após as últimas eleições.
Mín. 19° Máx. 34°