Na manhã de terça-feira (13.5), a Polícia Judiciária Civil deflagrou a operação "Sanguessuga", cumprindo quatro mandados de busca e apreensão na região norte de Mato Grosso. A operação investiga um grupo criminoso envolvido na falsificação de documentos para transferências ilegais de propriedades situadas às margens da MT-320.
De acordo com as autoridades, o esquema começou com a falsificação de documentos que transferiam a titularidade de um imóvel para integrantes de uma facção criminosa. Essas terras foram então subdivididas e vendidas a terceiros de boa-fé por preços abaixo do valor de mercado. Além disso, os criminosos utilizaram ameaças para coagir as vítimas a não denunciarem o golpe, exigindo que reconhecessem as transferências como legítimas e até se dirigissem a cartórios para validar os documentos.
Dos mandados cumpridos, três ocorreram em Colíder, e um no distrito de União do Norte, em Peixoto de Azevedo. Este último, direcionado a um ex-vereador de Colíder, é suspeito de ter iniciado o loteamento irregular e as transferências fraudulentas.
Os envolvidos foram detidos e levados à delegacia para os procedimentos legais. A Polícia Civil segue investigando o caso para identificar outros possíveis envolvidos e desarticular completamente o esquema criminoso.
Mín. 19° Máx. 34°