O deputado estadual Valdir Barranco (PT) solicitou oficialmente ao Procurador-Geral de Justiça de Mato Grosso, Rodrigo Fonseca Costa, a instauração de um procedimento investigatório contra a secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Lúcia Helena Barbosa. O motivo é uma declaração pública da secretária, em que ela questiona a eficácia da vacina contra a Covid-19, colocando em dúvida a segurança do imunizante.
No ofício protocolado nesta terça-feira (13), Barranco argumenta que a fala de Lúcia Helena pode configurar infração funcional, por representar uma omissão ao dever da função pública e por contrariar políticas sanitárias amplamente estabelecidas, podendo causar risco à saúde coletiva.
A declaração polêmica foi feita durante a participação da secretária no programa de entrevistas ‘PodOlhar’, onde ela afirmou ter tido pericardite duas semanas após ser vacinada, associando o problema ao imunizante. “Tive Covid duas vezes e não tive sequelas. A vacina, acho que me fez mal. Não fui atrás para saber. Mas o fato é que adoeci depois de tomar”, afirmou ela.
Além disso, a secretária contou que, ao ser questionada por pais de pacientes pediátricos sobre a vacinação infantil, compartilhava sua experiência pessoal para que “cada um decidisse” se aplicaria ou não o imunizante. Apesar de dizer ser favorável às vacinas tradicionais, reforçou sua visão crítica sobre o imunizante contra a Covid-19.
Para Barranco, declarações como essa, quando partem de uma autoridade sanitária, são especialmente graves, pois podem minar a confiança da população em políticas públicas de saúde e comprometer a credibilidade do sistema de imunização.
O pedido do parlamentar agora está nas mãos do Ministério Público, que deverá avaliar se há elementos suficientes para instaurar uma investigação formal contra a gestora da saúde municipal.
Mín. 19° Máx. 34°