O corpo de Santa Teresa de Jesus, também conhecida como Santa Teresa de Ávila, está sendo exposto ao público pela primeira vez em 111 anos, na Basílica da Anunciação de Nossa Senhora do Carmo, em Alba de Tormes, na província de Salamanca, Espanha. A veneração, iniciada neste domingo (11/5), segue até o dia 25 de maio.
É apenas a terceira vez que os restos mortais da santa são exibidos desde sua morte, em 1582. As ocasiões anteriores ocorreram em 1760 e 1914. A exibição revela um notável estado de conservação do corpo, que permanece incorrupto há quase 443 anos.
Centenas de fiéis aguardavam a abertura da basílica, cuja cerimônia contou com a entrega simbólica das chaves da igreja pela prefeita de Alba de Tormes, Concepción Miguélez, ao bispo da Diocese de Salamanca, Dom José Luis Retana. Após uma oração, ele abriu o templo, dando início ao evento histórico.
Durante a celebração, o presidente da Junta de Castela e Leão, Alfonso Fernández Mañueco, entregou à Ordem dos Carmelitas Descalços uma litografia comemorativa com as nove fundações feitas por Santa Teresa na região. A peça destaca cidades como Ávila, Valladolid e Segóvia, evidenciando o legado da santa reformadora do Carmelo.
Logo após o toque dos sinos, autoridades e religiosos foram os primeiros a venerar o corpo, exposto no átrio da basílica. “Estamos diante de um acontecimento histórico. A veneração pública do corpo da santa ocorreu apenas três vezes desde sua morte”, afirmou o padre Miguel Ángel González, prior da comunidade local.
Segundo ele, a expectativa é grande. “Recebemos mensagens de peregrinos de vários países, incluindo Espanha, Portugal, Itália, América Latina e Ásia. Esperamos todos com alegria, para que possam se encontrar com Teresa de Jesus.”
A exumação do corpo ocorreu no ano passado e confirmou sua condição incorrupta. Ele estava guardado em um caixão selado sob uma laje de mármore. O procedimento foi realizado por especialistas e religiosos para estudo das relíquias do coração e de alguns membros da santa.
Santa Teresa de Jesus é doutora da Igreja e uma das maiores místicas da tradição cristã. Sua vida e obra continuam a inspirar milhares de fiéis ao redor do mundo.
Mín. 19° Máx. 34°