O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) firmou uma aliança estratégica com o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Instituto Rui Barbosa (IRB) para a realização de um diagnóstico nacional sobre a saúde digital no Brasil. O estudo servirá de base para uma auditoria de âmbito nacional prevista para 2026, sob a coordenação do TCU.
A formalização da parceria ocorreu nesta terça-feira (15), em Brasília, durante reunião entre o vice-presidente do TCE-MT, conselheiro Guilherme Maluf, o presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo Filho, e o vice-presidente do IRB, conselheiro Sebastião Helvecio.
De acordo com Maluf, o levantamento pretende identificar boas práticas e gargalos na digitalização da saúde pública, promovendo integração entre os entes federativos e fomentando ações de baixo custo e alto impacto social.
“Esse estudo trará muitos benefícios para o país, com foco no intercâmbio de informações e fortalecimento da articulação entre União, estados e municípios”, destacou o conselheiro.
A discussão sobre saúde digital também será tema do 1º Fórum de Saúde Digital de Mato Grosso, que acontece nos dias 30 de junho e 1º de julho, no Auditório Lenine de Campos Póvoas, da Escola Superior de Contas. O evento, promovido pelo TCE-MT, contará com a presença de Ana Estela Haddad, secretária nacional de Política de Saúde Digital.
O Fórum vai reunir gestores públicos, especialistas e representantes de órgãos de controle para debater os desafios e oportunidades da transformação digital na saúde pública, com foco em inovação tecnológica e melhoria dos serviços prestados à população.
Mín. 20° Máx. 31°