A resistência feminina é tema central do Projeto Mulheres de (Re)Existência, que, em sua terceira temporada, será lançado no dia 2 de abril de 2025, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, em Cuiabá. O evento será uma verdadeira celebração da força e da diversidade das mulheres da Grande Cuiabá, homenageadas por meio de crônicas narradas em vídeos que refletem suas trajetórias de vida e a luta cotidiana por transformação.
Idealizado pela poeta e escritora Dani Paula, o projeto vai além da poesia tradicional e registra, por meio de imagens e palavras, o olhar único de mulheres que, em diferentes contextos, têm sido protagonistas de mudanças em suas comunidades e na sociedade. A coletânea audiovisual, produzida com apoio do Deputado Paulo Araújo, Instituto Brasil, Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), visa dar visibilidade a histórias que inspiram resistência e esperança.
Os vídeos criados pelo cineasta Luiz Marchetti são uma verdadeira imersão sensorial. Com narração de Dani Paula e trilha sonora de Estela Ceregatti, esses episódios não apenas contam histórias, mas convidam o público a sentir e vivenciar as emoções e reflexões das mulheres homenageadas. Cada uma das dez personagens apresenta sua própria trajetória de luta, superação e transformação, e a poesia torna-se o fio condutor dessa viagem, imortalizando suas experiências.
“A cada memória que ouvi, celebrei a força dessas mulheres. Recontá-las por meio da minha poesia foi um grande presente que a vida me deu”, compartilha Dani Paula sobre a experiência de dar voz a essas mulheres, que resistem e ensinam a todos com suas histórias.
As crônicas abordam aspectos profundos e muitas vezes silenciados das vivências femininas, enquanto as imagens complementam as narrativas, criando uma conexão emocional intensa com o público. Para o cineasta Luiz Marchetti, o projeto foi um encontro de mulheres “faróis”, que iluminam o caminho para todos que têm o privilégio de conhecê-las. “Cada encontro foi uma verdadeira aula”, afirma ele.
As homenageadas, de diferentes etnias e realidades sociais, compartilham histórias que atravessam barreiras e revelam a riqueza da diversidade feminina. Entre elas estão advogadas defensoras de direitos humanos, artesãs que passaram adiante saberes ancestrais, educadoras ambientais e mulheres que se transformaram em líderes políticas, representando o empoderamento e a reinvenção feminina em suas diversas formas.
Através das lentes do projeto, o público conhecerá histórias de mulheres como:
O Projeto Mulheres de (Re)Existência vai além de um simples registro: ele é um convite à reflexão, ao diálogo e à conscientização sobre o papel das mulheres na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Cada história apresentada no projeto é um ponto de partida para a transformação do olhar sobre o feminino, destacando que existir é, por si só, um ato revolucionário.
Mín. 22° Máx. 32°