A deputada estadual Janaína Riva (MDB), secretária-geral do partido em Mato Grosso, confirmou nesta quarta-feira (8) que seu nome está mantido como pré-candidata ao Senado nas eleições de 2026. Questionada pela imprensa, a parlamentar reforçou sua determinação em consolidar o projeto dentro do partido.
“Sim, independente de qualquer cenário, meu nome está mantido para a disputa do Senado. Eu não dependo de ninguém, a não ser do MDB para fazer a construção desse projeto”, declarou.
Janaína também destacou que seu ciclo na Assembleia Legislativa está próximo de encerrar, após três mandatos consecutivos. “Eu não posso ficar esperando fulano, ciclano ou beltrano. Tenho que fazer o meu trabalho. Acho que aqui na Assembleia encerra realmente um ciclo. Já são três mandatos. As pessoas perguntam: ‘Mas você vai sair da Assembleia? Lá é tão bom, as condições são tão boas.’ Mas a gente não pode se acomodar na vida pública. Somos passageiros. Aqui já deixei minha contribuição. Agora é abrir espaço para novas lideranças e buscar novos caminhos.”
A deputada revelou entusiasmo com o futuro e acredita que sua candidatura ao Senado encontra apoio interno no MDB. “Estou muito animada. Acho que o partido vem de uma eleição muito positiva, e, naturalmente, preciso construir dentro do partido essa candidatura que hoje seria um consenso.”
Janaína também avaliou o desempenho do MDB nas eleições municipais de 2024. Embora reconheça que o partido não tenha vencido em algumas cidades importantes, considera positivo o fato de ter candidatos competitivos nas principais regiões do estado, como Rondonópolis, Várzea Grande e Sinop.
“A gente deixou de ganhar em cidades importantes, mas foi muito positivo concorrer na maioria e nas principais cidades. Tivemos candidatos competitivos em Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop, algo que não acontecia há muitos anos com o MDB”, destacou.
Para 2026, Janaína aposta no fortalecimento do MDB como um dos partidos mais estruturados para a disputa, tanto em nível estadual quanto federal. “É claro que todo esse quadro que disputou a eleição em 2024 vai disputar em 2026, como candidatos a deputados federais e estaduais. Hoje, talvez, entre todos os partidos, vejo que o MDB tem uma chapa mais consolidada para estadual e federal do que os outros, que vivem um momento de insegurança.”
A parlamentar reforçou que seguirá trabalhando para consolidar sua candidatura ao Senado, enquanto o MDB busca fortalecer sua base e preparar suas lideranças para os próximos desafios eleitorais.
Mín. 22° Máx. 27°