Três crianças indígenas foram espancadas por um proprietário de oficina mecânica na cidade de Pontal do Araguaia (a 522 km de Cuiabá), após supostamente furtarem pães com margarina no local. O caso, ocorrido na última sexta-feira (6), gerou comoção e revolta, principalmente após a divulgação de um vídeo nas redes sociais mostrando as marcas das agressões nas costas dos meninos.
De acordo com relatos, após a violência, os garotos retornaram para casa e relataram o ocorrido aos familiares, exibindo as lesões. O autor do ato, identificado pelas iniciais D.M., é conhecido por manter uma relação amistosa com as crianças, mas teria justificado o espancamento como uma reação ao furto.
Indignados, os familiares procuraram a oficina para confrontar o agressor e, em seguida, acionaram o Conselho Tutelar. Contudo, a entidade informou que não poderia intervir diretamente no caso e orientou os parentes a registrarem um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia da cidade.
As crianças passaram por exames de corpo de delito, que confirmaram as lesões causadas pelas agressões. Paralelamente, os familiares exigem Justiça e a responsabilização criminal do agressor.
Organizações indígenas, como a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), e entidades de defesa dos direitos humanos foram notificadas e estão acompanhando o caso.
A Polícia Civil investiga o caso.
Mín. 22° Máx. 27°