O juiz João Filho de Almeida Portela, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, acolheu nesta quinta-feira (26) o laudo pericial que diagnostica a jornalista Nildes de Souza com Transtorno Afetivo Bipolar.
O laudo foi solicitado pela Defensoria Pública de Mato Grosso após Souza se envolver em um incidente em 2021, quando atirou uma bebida alcoólica em um policial militar e desrespeitou diversas medidas judiciais.
Na época, Nildes de Souza foi presa em flagrante por desacato ao policial e também por agressões verbais a membros do SAMU. Além disso, ela violou medidas cautelares ao frequentar bares enquanto sua tornozeleira eletrônica estava desligada.
O documento pericial aponta que Souza estava em uma fase maníaca do transtorno bipolar, apresentando alterações de humor, insônia, agitação e comportamento inadequado, características que justificam a recomendação de internação psiquiátrica.
Diante dessas evidências, o magistrado decidiu instaurar um incidente de insanidade mental para analisar o caso sob esta nova perspectiva.
Mín. 25° Máx. 42°