No Dia do Coração, comemorado neste domingo (29), especialistas alertam para o crescimento de infartos entre jovens, um fenômeno preocupante nos últimos anos.
De acordo com um levantamento do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), os registros mensais de infarto no Brasil mais que dobraram nos últimos 15 anos.
Entre pessoas com até 30 anos, esse aumento foi 10% superior à média nacional.
A cardiologista Ana Bárbara Travain aponta que a alta nas ocorrências entre jovens está fortemente associada a hábitos prejudiciais à saúde, como o consumo de alimentos ultraprocessados, sedentarismo, estresse, álcool e tabagismo, incluindo o uso de cigarros eletrônicos.
Ela destaca a importância de adotar um estilo de vida mais saudável para a prevenção de doenças cardiovasculares.
"A prática regular de exercícios, uma alimentação balanceada, a redução do consumo de bebidas alcoólicas e o abandono do tabagismo são medidas essenciais para manter a saúde do coração", recomenda a médica. Ela também orienta os jovens a realizarem uma avaliação cardiológica antes de iniciar atividades físicas, especialmente se forem sedentários.
Os principais sintomas que indicam a necessidade de buscar ajuda médica incluem dor no peito, falta de ar, tontura, cansaço e palpitações, principalmente se ocorrerem durante atividades que antes não causavam desconforto.
Com o aumento de doenças cardíacas entre jovens, o alerta é claro: cuidar do coração é uma necessidade em qualquer idade.
Mín. 25° Máx. 42°