Na manhã desta quinta-feira (05.09), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflagrou a Operação “1ª Expansão” para investigar faccionados do Comando Vermelho na região de Nova Xavantina, a 658 km de Cuiabá. A operação cumpre 14 mandados judiciais, incluindo nove de busca e apreensão e cinco de quebra de sigilo telefônico e informático, expedidos pelo Núcleo de Inquéritos Policiais da Capital (NIPO).
Com apoio das unidades do Gaeco de Cuiabá, Rondonópolis e Cáceres, além da Polícia Civil e Militar do Mato Grosso, a ação mobilizou 50 agentes policiais. Até o momento, cinco pessoas foram identificadas como integrantes da organização criminosa que domina o tráfico de drogas e outros crimes na região.
A investigação começou com o acesso do Gaeco de Barra do Garças a informações sobre a atuação do Comando Vermelho em Nova Xavantina. A operação, cujo nome faz referência à expansão das investigações para além da comarca de Barra do Garças, busca abranger todas as cidades do Vale do Araguaia.
Mín. 28° Máx. 42°