A deputada federal Gisela Simona(União Brasil) participou nesta terça-feira (3), na sede da Associação dos Auditores Fiscais da Receita de São Paulo, do evento de lançamento do MovE – Movimento Eficiência - que busca resgatar a valorização dos Serviços Públicos no país.
Articulado por mais de 30 entidades representativas, o MovE quer melhorar a percepção das pessoas sobre os serviços realizados por estes profissionais no Brasil.
A deputada foi convidada a palestrar no painel 'A ação política e a imagem dos serviços públicos', cujo objetivo foi debater a importância e as estratégias para melhorar a percepção que a sociedade tem destes serviços e compreender sua essencialidade. E a partir desta premissa, entender a luta deflagrada por estes servidores, contra ameaças de desmonte à essas estruturas de Estado.
"Acredito que esta luta pelo resgate e valorização do serviço público no país, exigem estratégias que apontem a eficiência deste servidor no seu dia a dia. Um trabalho, no meu entendimento, que precisa de ser reforçado por meio da comunicação de massa. Assim, por meio de peças publicitárias que sejam veiculadas em sites, rádios, tevês e, claro, nas redes sociais, como forma do cidadão comum conhecer mais de perto o trabalho realizado, diariamente, por estes profissionais, ainda que muitas vezes não se apercebam deles. Como o enfermeiro, o médico, todos servidores públicos que são colocados à disposição da população, em atendimentos realizados nas unidades de saúde".
Servidora pública concursada no Procon de Mato Grosso há 23 anos, e conhecida por sua forte luta em defesa dos direitos do consumidor, Gisela Simona acha que este movimento precisa ser, contudo, apartidário e plural. Desta forma, distante de bandeiras que possam segregar esta luta entre esquerda ou direita.
"Este movimento precisa ser superior, assim apartidário, sem esquerda ou direita, para que a população possa enxergar que o servidor público é aquele bombeiro que ela vê todos os dias colocando sua vida em risco para apagar incêndios. Aquele policial que a protege e desvenda crimes. Assim, trabalhando nas mais diversas áreas e locais como saúde, educação, segurança, enfim".
A parlamentar federal ainda prometeu propor uma audiência pública na Câmara dos Deputados e realizar um 'pente fino' sobre todos os projetos sobre o tema que tramitam naquela Casa de Leis, para dar prioridade às principais propostas.
"Na Câmara dos Deputado, especificamente, há uma necessidade de fazermos um apanhado de todos os projetos de lei, de emendas constitucionais que tratam do servidor e tentar eleger o que é prioridade, pois há muitas propostas sobre o tema tramitando ali. E o mais importante, a nossa união enquanto servidores públicos de todo o país. Porque se há um desmonte deste profissional, inequivocamente, o mais atingido é o cidadão que depende do estado, que depende dos serviços públicos. Nesta terça foi lançado este movimento e devemos dar continuidade a ele, propondo na Câmara Federal, uma audiência pública para tratar sobre essa questão, e reconhecer este movimento da eficiência do serviço público no país".
Além da deputada federal Gisela Simona, participaram do MovE, em São Paulo, o ministro Márcio França, do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, o ex-ministro da Previdência Nelson Machado e a parlamentar Profª. Luciene Cavalcante (Psol-SP).
O evento ainda contou com a participação do consultor político Jorge Mizael, e do publicitário Henrique Leahy, especialista em marketing político, que debateram estratégias de ação política e de comunicação para que o movimento possa, de fato, alcançar seus objetivos.
Mín. 28° Máx. 42°