Primo do candidato a prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), o empresário Raphael Brunini (PRTB) teve o registro de candidatura a vereador pela Capital confirmado pela Justiça Eleitoral.
Raphael Brunini é filho do empresário Rivelino Jacques Brunini, assassinado em 2002 pelo crime organizado em Mato Grosso. O ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro foi condenado a 44 anos e dois meses de prisão pela morte do empresário.
“Eu não gostava de política, justamente por ter perdido meu pai, assassinado pelo crime organizado que assolava todo Mato Grosso. Ali, percebi que o sistema é complicado e difícil de enfrentar. Mas, com a dor da perda, cresci com a coragem e a convicção de que as pessoas de bem devem entrar para a política com o objetivo de mudar o que está aí. E é essa vontade que me move”, afirmou Raphael.
De família tradicional cuiabana, Raphael Brunini trabalha há anos pelo fortalecimento das políticas públicas para a juventude.
“Elaboramos e aprovamos o Projeto de Lei que instituiu o Conselho Estadual de Juventude no Estado de Mato Grosso, pela Lei n° 10.364, de 02 de fevereiro de 2016. Me tornei o 1º presidente do conselho, onde apoiamos e ajudamos na construção do Projeto Economia Criativa, do Projeto Economia Solidária. Realizamos a Semana da Juventude, o Dia D da Juventude que gerou mais de mil empregos, além do Inova Jovem, projeto em conjunto com o Governo Federal, gerando treinamento e capacitação dos jovens para o mercado de trabalho”, comentou.
Com a experiência de ter trabalhado na Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) do Governo do Estado, Raphael Brunini cita como uma das principais conquistas a implementação do Projeto ID Jovem, que possibilita a jovens de baixa renda ter passagem gratuita em transporte coletivo interestadual, além de meia entrada nos eventos artísticos e culturais.
“Essa é uma conquista que a juventude teve e muitos não sabem que têm direito. Precisamos divulgar e ampliar as políticas públicas para os jovens, com a ampliação da qualificação profissional. Como vereador por Cuiabá, estarei junto com o prefeito Abílio para promover transformações para a juventude na Capital”, garantiu.
Filho e neto de comerciantes, Raphael Brunini tem uma preocupação especial com o Centro Histórico de Cuiabá. “Sou comerciante do Centro, vivencio e vejo as dores dos empresários da região. É preciso uma mudança completa de política pública na região, com a reativação de secretarias nos prédios próximos da Prefeitura, tornando o deslocamento mais barato para a administração e incentivando o comércio local. O comerciante precisa de linhas de crédito do Cuiabanco para resgatar o comércio do centro, a Prefeitura poderia reformular o contrato com a empresa de estacionamento para que o comerciante e lojista promovam a isenção do estacionamento para o cliente que comprou em seu estabelecimento”, pontuou.
Raphael também defende o reforço na segurança do Centro Histórico, a criação de uma guarita da guarda municipal na região, o incentivo ao comércio noturno com restaurantes, bares e apresentações culturais para trazer de volta a população ao local. “Vamos incentivar o projeto para a criação de ruas no centro de Cuiabá parcialmente cobertas e arborizadas, a exemplo da Rua Coberta de Chapada dos Guimarães, com o intuito de eliminar o calor extremo e trazer mais clientes, além de organizar eventos culturais, feiras gastronômicas e shows ao ar livre”, defendeu.
Mín. 28° Máx. 42°