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O VENDEDOR DOS SONHOS!

Não importa o segmento seja comércio ou prestação de serviços, seus clientes esperam encontrar em você e em sua empresa além da qualidade, disponibilidade e preços atrativos que você tenha excelência em atendimento! Aliás, esse é o primeiro fator que consideram.

26/01/2024 às 13h38
Por: Redação Fonte: ASSESSORIA
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São inúmeras as técnicas, estratégias e ferramentas voltadas para dar suporte para que você preste um bom atendimento, pois, um cliente bem atendido, com a rapidez e a atenção necessária sempre volta; e mais... Além de voltar ainda indica seus produtos ou serviços para outras pessoas.

Ocorre que muitos profissionais negligenciam esses dados e estudos. Desnorteados, sem um gestor que possa orientar e cobrar através do uso de ferramentas de controle, estatísticas e planejamento, seguem sua trajetória dispensando um atendimento medíocre se tornando assim a última das opções quando o cliente sai em busca de produtos ou serviços.  

Houve tempo em que a única ferramenta disponível de contato era o telefone fixo. Esse universo já se alterou e hoje, além do telefone as tecnologias derramam oportunidades de ir aonde o seu cliente está, de abrir as portas e canais que facilitam o contato entre ambos.

O telefone celular facilitou essa interação e não importa onde você ou o seu cliente esteja vocês têm uma conexão rápida e instantânea seja através de ligações ou através de mensagens de texto, via SMS ou WhatsApp, Messenger e outras variadas ferramentas e é extremamente importante que uma vez que você tenha disponibilizado esses canais como contato você esteja disponível.

Estrategicamente as empresas criam e disponibilizam chats, e-mails, contas de WhatsApp que são os meios de contato preferidos pela maioria dos clientes para fazerem suas cotações, porém, muitos vendedores são vagarosos e negligentes quando o assunto é responder a essas interações e dar fechamento nos negócios.

Apesar de tudo isso, de toda essa tecnologia, muitos vendedores não dispensam atenção ao uso dessas ferramentas pois, não têm claro e definido qual é a sua missão, e principalmente não tem o foco no cliente, muitas vezes a falta de atenção e o atraso nas respostas soa com um certo desprezo gerando grande insatisfação fazendo com que o cliente não o relacione entre seus potenciais fornecedores em uma compra futura.

Ainda existem situações piores. São aquelas em que os vendedores mesmo com demora visualizam a mensagem, demoram para responder e quando respondem assumem um compromisso com o cliente de dar um retorno e esquecem deixando esse cliente ignorado para sempre.

O mundo está muito rápido, as distâncias e o tempo foram encurtados pelas tecnologias.

O processo de compra é disparado toda vez que se gera uma necessidade. Com isso o cliente com base em suas experiências passadas, começa a procurar em sua lista de fornecedores aquelas empresas que podem ter o produto disponível e que ofereça as melhores opções de pagamento no menor tempo de resposta, encaminhando a essas suas necessidades.

No entanto, independente das ferramentas que o mercado disponibiliza, nenhuma delas trará resultados caso o vendedor não tenha o básico do comportamento humano: Boa recepção, educação, empatia, gentileza, cordialidade, humildade, disponibilidade, rapidez, assertividade nas respostas, e, aliado a todas essas qualidades, exige que sua empresa tenha um sistema de entregas rápido e eficiente e por último não menos importante o preço.

Então, você que se coloca como vendedor defina qual é a sua missão. O que te move? O que faz você acordar todos os dias e sair de casa para desempenhar sua função em uma empresa? E mais importante: Você gosta do que faz ou faz por mera obrigação?

O vendedor dos sonhos usa com maestria todas essas ferramentas, é rápido no atendimento, rápido para responder e está sempre em contato com seu cliente e se mantém atualizado sobre as novidades do mercado e surgimento de novas oportunidades.

Analise como anda seu atendimento segundo a ótica do seu cliente. Você tem se colocado à disposição, tem sido rápido para responder as mensagens dos clientes, tem praticado a humildade e a paciência? Como está o seu processo de comunicação?

Existe algo que você possa ou precise melhorar? 

Para alguns, talvez tenha chegado a hora de despir-se da soberba e calçar as sandálias da humildade afinal de contas você não é o rei o rei é e sempre será o cliente!

 

Pense nisso!

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WAGNER PEREIRA
Sobre o blog/coluna
Empresário, formado em Economia pela UFMT.
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